O Projeto Acrescentar é um projeto de educação ambiental para educadores, da educação infantil ao ensino médio, realizado pela Fundação Relictos, com o patrocínio da Anglo Gold Ashanti – Córrego do Sítio Mineração S.A e com o apoio das Secretarias de Educação dos municípios de Santa Bárbara e Barão de Cocais.

O projeto propõe tornar maior, aumentar, dar mais grandeza, força ou número a projetos e metodologias já existentes no cotidiano das escolas e comunidades. Também procura validar as ações de Educação Ambiental já empreendidas, estimulando-as com novas práticas transdisciplinares, através da realização de oficinas pedagógicas ambientais para educadores e alunos da rede de ensino visando a sua formação e a qualificação profissional.

O Projeto teve início em setembro de 2013, estendendo-se durante todo o ano de 2014. Em 2013 foram realizadas quatro (4) oficinas pedagógicas ambientais e em 2014 oito (8) oficinas nas cidades de Santa Bárbara e Barão de Cocais.

Com o término das atividades de 2014 o Projeto foi avaliado pelas Secretarias de Educação dos municípios envolvidos obtendo um resultado bastante positivo e contribuindo para  a sua continuidade.

Elaine da Paixão da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara-MG afirma:

“O nome do Projeto já fala por si, ACRESCENTAR. Somou conhecimento, valores, partilha, troca de experiências.

A metodologia usada pelos formadores nos quatro encontros foi de tamanha eficácia, as atividades desenvolvidas foram envolventes e dinâmicas.

Mesmo no momento que era necessária a apresentação de teoria, esta era colocada de maneira fácil, vocabulário acessível e de forma que envolvia os participantes.

Procuramos em cada encontro atender um público diversificado (auxiliares de biblioteca, bibliotecária, creche, educação infantil, professores do campo, artes, ensino religioso, educação física, turno reverso, assessoria pedagógica, CAPP, EJA) e podemos dizer que o grau de satisfação é de 100%.

Os participantes sempre saíam dos encontros pedindo para serem lembrados nos próximos.

Este grau de satisfação deve-se muito ao empenho e desempenho de toda a equipe da Fundação Relictos,  que além da simpatia, alegria mostrou ser muito eficiente no desenvolvimento do trabalho proposto.  Pretendemos continuar a parceira e que outros temas sejam trabalhados.”

Em Barão de Cocais, Mara Cristina Almeida Soares, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal e Silvana Costa Dias Coordenadora da Casa do Aprender assim avaliam o Projeto :

“A metodologia aplicada pela equipe de formadores da Relictos é muito eficiente, dinâmica, o que possibilita a  interação  entre   as pessoas  e   as estratégias que são usadas durante a formação ou oficinas que  são interessantes  e alegres.  E isso faz com que o grupo não se disperse.

O Programa tem colaborado efetivamente com os projetos e oficinas desenvolvidos com a comunidade junto a Casa do Aprender e também nas formações  continuadas dos professores da Rede Municipal de Barão de Cocais .Todas as propostas abordadas junto ao público para as oficinas foram  de fácil entendimento e confecção, tendo sempre o cuidado com a linguagem para facilitar a todos os participantes de várias idades . E para as formações dos professores, o público sempre pedindo que os trouxessem novamente, pois a dinâmica de apresentação é muito boa e atraente, porque tem as músicas  e atividades práticas de fácil aplicação na sala de aula. Outro ponto forte, foi o uso dos materiais recicláveis  didáticos- pedagógicos   que  a equipe já trás e  a alimentação oferecida a todos.  A equipe tem um talento fora do comum. Cada um com sua habilidade. A equipe é multifuncional, muito completa e caminha facilmente entre os vários públicos como   formações e oficinas   de diferentes  temas .  A boa vontade e paciência com todos e muita alegria no ato de ensinar é destaque entre  eles. “

 

 

Projeto Acrescentar: Uma avaliação positiva.

Data: 17 / 12 / 2014.

 Projeto Acrescentar - Modulo I em Barão de Cocais. 

Projeto Acrescentar - Modulo IV  em Santa Bárbara