O empreendimento da ETE do Sistema Integrado de Esgoto de Timóteo e Coronel Fabriciano (COPASA), com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, foi selecionado em primeiro lugar no processo seletivo do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas- PRODES, exercício 2014, alcançando uma pontuação total de 73,3 pontos.

O Apoio do CBH Piracicaba ocorreu na sua 9ª Reunião Extraordinária, realizada em 29 de setembro do presente ano, quando a plenária do Comitê  aprovou a DN CBH Piracicaba-MG nº 28/2014, destinando R$ 1.405.000,00 (um milhão e quatrocentos e cinco mil reais), oriundos da cobrança pelo uso da água na Bacia, para a compra de esgoto tratado da ETE da COPASA, a ser construída no município de Timóteo. Os recursos do Comitê do rio Piracicaba somados aos da ANA serão repassados a COPASA tão logo a ETE entre em funcionamento e comprove a redução da carga de matéria orgânica lançada no rio Piracicaba.

O PRODES - Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas.

Criado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em março de 2001, o Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), também conhecidas como “programa de compra de esgoto tratado”, é uma iniciativa inovadora: não financia obras ou equipamentos, paga pelos resultados alcançados, ou seja, pelo esgoto efetivamente tratado.

O Prodes consiste na concessão de estímulo financeiro pela União, na forma de pagamento pelo esgoto tratado, a Prestadores de Serviço de Saneamento que investirem na implantação e operação de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), desde que cumpridas as condições previstas em contrato.

Menos de 20% do esgoto urbano recebe algum tipo de tratamento, o restante é lançado nos corpos d água “in natura", colocando em risco a saúde do ecossistema e da população local. O incremento da carga orgânica poluidora nos corpos d’ água leva à escassez de água com boa qualidade, fato já verificado em algumas regiões do país

No período de 2001 até 2011 foram contratadas 55 ETEs, envolvendo um valor total dos contratos de R$ 200,18 milhões, mas que tiveram investimentos para implantação por parte dos prestadores de serviços de 720 milhões.

ETE Timóteo / Coronel Fabriciano receberá recursos do PRODES - Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas.

Data: 29 / 10 / 2014.

Lançamento de esgotos em cursos d'água - Timóteo MG.

Ribeirão Caladão  poluído por esgotos e lixo - Coronel Fabriciano MG.