Na tarde da última quinta-feira, 19 de fevereiro, bispos e padres das dioceses de Mariana, Caratinga, Governador Valadares e Itabira-Coronel Fabriciano que formam a província eclesiástica de Mariana se reuniram na Catedral de Itabira para debater a exploração de recursos naturais e propor soluções para esses problemas. Encontro contou com a presença do arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha; do bispo de Caratinga, dom Emanuel Messias; do bispo de Governador Valadares, dom Antônio Carlos Félix; e do bispo de Itabira – Fabriciano, dom Marco Aurélio Gubiotti.

Não é a primeira vez que o tema é assunto em reuniões. O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, contou que a conversa já foi aprofundada em outro seminário específico. “Os resultados foram apresentados aqui e ganhamos novos encaminhamentos e contribuições, como a constituição de uma comissão permanente, formada entre as dioceses para levar adiante essa discussão”, contou.

O metropolita ressaltou que a igreja quer oferecer a sua colaboração com humildade e simplicidade em busca de caminhos que permitam um desenvolvimento sustentável, uma sociedade democrática, com exercício pleno da cidadania e com a vida preservada. “Nossa região é marcada especialmente pela presença das grandes mineradoras e isso traz uma série de implicações com relação ao meio ambiente e à qualidade de vida do nossos povos”, disse o arcebispo.

As discussões ainda estão em andamento e a província ainda não tem ações definidas, além do que já é feito nas comunidades. “Há conversas de forma mais pessoal, mas para decisões concretas os passos são mais complicados”, afirmou.

O Marco Regulatório da Mineração também é pauta das reuniões. Dom Geraldo Rocha declarou que a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) está atenta ao tema e que espera poder ampliar os debates envolvendo especialistas e técnicos para contribuir com a regulação. “Em Mariana, a arquidiocese já se manifestou com declarações muito contundentes sobre as consequências da ação das mineradoras”, apontou o arcebispo.

Fonte: DeFato Online / Reportagem: Renato Carvalho

 

Dioceses debatem Soluções para a Exploração de Recursos Naturais.

Data: 20 / 02 / 2015.

Bispos e padres das dioceses se reuniram para debater a exploração de recursos naturais.

O Marco Regulatório da Mineração também é pauta das reuniões.