O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional feito junto ao órgão ambiental competente. Criado pelo Novo Código Florestal Brasileiro, Lei n.º 12.651 de 25 de maio de 2012 e regulamentado pelo Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012, o registro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

No Estado de Minas Gerais, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) será feito no SICAR-MG, por meio do Portal SisemaNet.  A responsabilidade do Cadastro em Minas é da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), sob a coordenação executiva do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O prazo para que cerca de 5,6 milhões de propriedades rurais do País  façam  a inscrição e registro do imóvel, gratuitamente termina dia 6 de maio de 2015. 

Para a realização do cadastro siga o passo a passo abaixo:

Passo a Passo:

1º - Acesse o portal SISEMANET;

2º - No canto superior esquerdo selecione uma das opções de cadastro: “Cadastrar Sem Certificação Digital (RECOMENDADO) ou Cadastrar Com Certificação Digital”, para obtenção de uma senha de acesso ao SisemaNet.

Observação: Caso o usuário já tenha se cadastrado anteriormente para utilização de outros serviços, a senha de acesso ao portal será a mesma.

3º - Após realizar a leitura do Termo de Responsabilidade, clique na opção desejada “Aceito ou Não Aceito” e clique em “Próximo”;

4º - Preencha o cadastro de usuário de Pessoa Física e clique na opção Gravar;

5º - Retorne à página principal do SIsemaNet e acesse o sistema por meio do Login e Senha criados;

Observação: O LOGIN será sempre o CPF do usuário que efetuou o cadastro.

6º - Após acessar o sistema clique no menu à esquerda da tela – Botão CAR, clique no texto logo abaixo “Sistema de Cadastro Ambiental Rural” e em seguir clique em “ENTRAR”.

7º - Realize o cadastro do(s) imóvel(s).

Cadastro Ambiental Rural .

Data: 11 / 03 / 2015.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas.

O registro é obrigatório para todos os imóveis rurais .