Para comemorar o Dia Mundial  da Água a Fundação Relictos, em parceria com a Rede Ambiental Verde Vida, participou da  blitz ecológica com distribuição de mudas das espécie de mata nativa e de frutíferas,  oferecendo dicas de preservação ambiental, aos motoristas e motociclistas que passaram pelo Morro da Usipa. Também participou da XIII Caravana da Águas, que subiu o Rio Doce passando pela Ponte Perdida  até a Cachoeira de Santana, no distrito de Revés do Belém, em Bom Jesus do Galho desenvolvendo ações de educação ambiental e de conscientização com os participantes do evento e das comunidades do entorno do Parque do Rio Doce, sobre a importância da água e do manejo sustentável dos recursos naturais .

Na segunda feira a atividade exercida foi próxima da sede da Fundação Relictos, visando o inicio da recuperação da área de nascente do Bairro Bela Vista.

Ações para a urbanização,  implantação e desenvolvimento da Usiminas e da Cidade de Ipatinga – MG, a partir ano de 1960, marcaram fortemente o meio ambiente com uma intensa modificação da paisagem, remoção da vegetação nativa e a drenagem de muitas lagoas naturais na região, incluindo a que se localizava no bairro Bela Vista, próximo à Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes. A área era rica em nascentes que, apesar de desprotegidas, jorravam água em abundancia o ano todo, formando uma lagoa que possuía um espelho d’água estimado em 40.000 m2.  Com o advento da Dengue e a pedido dos moradores a área foi drenada para evitar a proliferação dos mosquitos,  degradando completamente as nascentes.

Para celebrar o Dia Mundial da Água, a convite da Fundação Relictos, a Usiminas promoveu um plantio de mudas na área das nascentes, com o Apoio da comunidade através da Associação de Moradores dos Bairros Bela Vista e Águas, dos alunos da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes e da APAE. As árvores ajudam a amenizar o clima, a aumentar a umidade do ar e facilitam a infiltração de água no solo e marcaram o inicio da  recuperação ambiental da área. 

Relictos Comemora o Dia da Água.

Data: 27 / 03 / 2015.

XIII Caravana das Águas no Rio Doce, Ponte Perdida / Cachoeira de Santana - Revez do Belém.

Plantio de árvores na Nascente do Bairro Bela Vista.