Durante a 23ª Reunião Extraordinária do CBH-Doce foi discutida e analisada a situação hídrica que estamos vivendo.

No trabalho, sobre o Monitoramento da estiagem na bacia do rio Doce, apresentado pela hidróloga Elizabeth Guelman Davis do Serviço Geológico do Brasil – CPRM ficou evidenciada a situação hídrica critica que estamos vivendo. Demonstrou que na Bacia do Doce estamos vivendo a pior seca em 70 anos de monitoramento no Alto Rio Doce, Carmo, Casca, Piracicaba e que esta é uma dentre as 10 piores secas em 70 anos de monitoramento no Santo Antônio, Suaçuí Grande, Manhuaçu, Guandu e Baixo Rio Doce. Em relação ao período out/14 a mar/15 que:

· As precipitações, acumuladas desde outubro de 2014, estão 60% abaixo da média histórica na bacia do rio Doce.

· As precipitações verificadas em março de 2015 foram abaixo de 80% da média histórica

· Já atingiram o estado de atenção definido pela DN49/2015, vazões entre 100% a 200% da Q7,10, o rio Doce a jusante de Cenibra, o rio Piracicaba em Nova Era e o rio Suaçuí Grande em Vila Matias.

· Em todas as estações indicadoras as vazões em março de 2015 foram inferiores do que 50% da média histórica

Concluindo que se repetir o padrão de atraso do início das chuvas de 2014, a situação poderá ser mais crítica.

Os Comitês de Bacias afluentes do Rio Doce em Minas Gerais preocupados com a situação estão se mobilizando para a construção dos Planos Emergenciais de Controle de Quantidade e Qualidade de Recursos Hídricos das respectivas Bacias conforme determinado pela Lei 13.199, de 29 de janeiro de 1999.

Esses Planos estabelecerão as ações emergenciais para o período de estresse hídrico ou de cheias na área de planejamento contendo  as relações setoriais que devem ser criadas para que  os projetos se desenvolvam corretamente, bem como as possíveis fontes de financiamento para cada ação.

Visa, também, complementar as ações já desenvolvidas, tanto pela Defesa Civil e outras organizações, dando suporte operacional, abrangendo além da sociedade civil os setores produtivos (indústria, irrigação e energia), de abastecimento e saneamento, e demais usuários de água.

 

Escassez Hídrica na Bacia do Rio Doce.

Data: 12 / 04 / 2015.

Bancos de areia no Rio Doce em Colatina - ES.

Reservatório Pureza em Itabira - MG .