A Usiminas convida o público a realizar uma viagem pela história da vida no planeta e se descobrir em seus papeis na busca pela sustentabilidade por meio do projeto Xerimbabo Usiminas 2015. Em sua 31ª edição em Ipatinga, com o tema “Bios – O que foi? O que é? O que será?”, a programação teve início em maio com os seminários de educação ambiental. Na sequência, o projeto reserva ainda os concursos nas escolas e a exposição de arte com visitas abertas a partir do mês de junho.

A equipe técnica do projeto deu início às discussões a partir do tema escolhido, “bios” – de origem grega que significa vida - para refletir sobre a preservação da vida, o significado ecológico do ser humano e suas responsabilidades na continuidade dessa história de forma sustentável. “O projeto é uma oportunidade para promover essa parceria da comunidade para novos olhares sobre a preservação da vida e preparar as crianças para lidar com as questões ambientais com mais conhecimento e dedicação,” destaca a analista de Meio Ambiente da Usiminas, Luziane Aparecida de Oliveira.  

O primeiro público a ter um encontro com a temática do Xerimbabo foram os educadores, multiplicadores formados a partir do seminário. Conforme característica do projeto em despertar o questionamento e as reflexões dos visitantes, em especial para as crianças, os educadores conheceram o tema “Bios – O que foi? O que é? O que será?”. As perguntas prometem ser porta de entrada para que a vida - animal ou vegetal - seja compreendida desde o surgimento até a morte, que é um processo natural.

Exposição de arte

 O grande momento da edição do projeto Xerimbabo Usiminas será a exposição cultural “A vida é mais”, que estará aberta em Ipatinga entre 2 de junho a 1 de julho. “Vamos mostrar a vida de forma variada, alegre e inusitada, desde o nascimento até a morte. Esse será o nosso desafio nesta edição do Xerimbabo, que promete muita cor para transformar o tema em algo que vai além da evolução e dos ciclos que cada espécie vive”, adianta o coordenador do projeto, Lélio Costa e Silva.

 

A mostra é apresentada pelo Governo de Minas e Usiminas, patrocinadora por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Além de Ipatinga, a programação também acontece em Itatiaiuçu pelo sexto ano, onde está a Mineração Usiminas e a exposição estará aberta entre 24 de agosto a 5 de setembro. 

 

Informações

 

Os detalhes dos eventos desta edição estão disponíveis no hotsite do projeto: www.usiminas.com/xerimbabo. Para falar com a secretaria do projeto, basta ligar para o telefone (31) 3801-4389.

 

 

Xerimbabo Usiminas 2015 mostra a vida no planeta em seu passado, presente e futuro.

Data: 24 / 05 / 2015.

A exposição cultural “A vida é mais”, que estará aberta em Ipatinga entre 2 de junho a 1 de julho.

A programação teve início em maio com os seminários de educação ambiental.