Quando o semeador encontra condições favoráveis, coloca as sementes nos sucos da terra.  A Cenibra em 1996 propõe uma parceria com a Fundação Relictos para a realização de um projeto de Educação Ambiental, "Escola de Vida". Quando se tem parceiros a gente arrisca altos vôos. Escrevemos cartilhas, fizemos Almanaques e percorremos as trilhas mineiras dos municípios onde a empresa atua.

Neste 2015 retornamos ao município de Coroaci. A parceria com a secretaria municipal de Educação nos deu sustentação para a realização do projeto. Escola de Vida chega e é acolhido pelos educadores das escolas municipais. Num total de mais de cem participantes, já realizamos quatro módulos. A cada ida a Coroaci fortalecemos os laços com esta comunidade escolar.

O que caracteriza nossa linha de trabalho é a abordagem transdisciplinar e a intermediação da Arte em todas as suas modalidades. Sabendo que estamos num momento de excesso de informações e pouca metabolização abrimos o espaço para a reflexão e aprofundamento dos temas relacionados as questões ambientais. Vivências e práticas, através das oficinas,  ampliam as questões teóricas e possibilitam a reedição de acordo com o grau de entendimento e escolaridade dos alunos.

Nos municípios de Barão de Cocais e Santa Bárbara estamos com o Projeto Acrescentar uma parceria da Anglo Gold Ashanti com a Fundação Relictos. Esta parceria abriu um espaço para o nosso trabalho nos municípios de Santa Bárbara e Barão de Cocais. Nestes dois municípios temos atuado com educadores da Educação Infantil e do primeiro ao nono ano do ensino fundamental.

Este novo trabalho, com o apoio da Anglo Gold Ashanti descortinou outros horizontes  para a Fundação Relictos e os resultados são gratificantes. O que o torna diferente  e desafiador é o fato de trabalharmos  com públicos diversificados, coordenadores, diretores, professores do primeiro  ao nono anos e educação Infantil. Adequação e abordagens dos temas em diferentes níveis. Incluímos conteúdos da Pedagogia Waldorf de base Antroposófica no que se refere à relação professor aluno, principalmente com os professores do sexto ao nono anos. O resultado e a repercussão do Projeto Acrescentar  tem sido surpreendente.

Em novembro concluiremos as atividades relacionadas aos projetos de educação Ambiental deste ano de 2015 com a certeza da importância da Cenibra e da Anglo Gold Ashanti como suporte, apoio e incentivo para a Fundação Relictos colocar no mundo os seus ideais que traduzem o propósito da sua existência. 

Marli Ribeiro Gomes Pereira

Educação Ambiental , um dos caminhos de realização da Fundação Relictos

Data: 09 / 08 / 2015.

Projeto Acrescentar 2015 em Santa Barbara -  MG.

Projeto Escola de Vida em 2015. Coroaçi - MG. .