A Fundação Relictos participou da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Ipatinga sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico. A audiência foi realizada pela Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente, e contou com a participação do presidente da comissão, vereador Saulo Manoel, do secretário municipal de Planejamento, Ricardo Figueiredo, do promotor de Defesa do Meio Ambiente, Rafael Pureza, e do Conselheiro Municipal de Saneamento Básico e Presidente da Fundação Relictos, Ronaldo Moreira  Marques. Participaram também  representantes de associações de bairros de Ipatinga, dos Catadores de Materiais Recicláveis, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, da Agencia de  Bacia do Rio Doce e do Rio Piracicaba, entre outras instituições.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) elaborado pela Prefeitura Municipal de Ipatinga com recursos do Comitê de Bacia do Rio Piracicaba contou com ampla participação popular e prevê projetos e ações estruturais de curto, médio e longo prazos, num período total de 20 anos. É estruturado em quatro eixos principais: abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos. Com previsão de investimentos da ordem de R$ 200 milhões.

O Comitê de Bacia do Rio Piracicaba com recursos provenientes da Cobrança pelo Uso da Água financiou  a elaboração da maioria dos Planos Municipais de Saneamento dos Municípios que compõem à Bacia, dentre eles os de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Itabira.

 “O Comitê de Bacia do Rio Piracicaba existe para que tenhamos água em quantidade e qualidade. Por essa razão, em parceria com as Prefeituras Municipais, aplicou recursos na elaboração dos  Planos Municipais de Saneamento. Nos próximos anos aplicaremos recursos em projetos hidro ambientais para proteção de nascentes e APP, controle de erosões e saneamento rural. Para isso contamos com as parcerias com o poder publico municipal”,  afirmou o vice presidente do comitê  Jose Ângelo Paganini.

 

Relictos participa de audiência sobre o Plano Municipal de Saneamento de Ipatinga

Data: 27 / 06 / 2016.

Audiência Publica na Câmara Municipal sobre o PMSB de Ipatinga

Audiência Publica Final para aprovação do Plano Municipal de Saneamento.