O Parque Estadual do Rio Doce (PERD) completou 72 anos nesta quinta-feira (14). Reconhecido como Reserva da Biosfera pela Unesco, é a primeira unidade de conservação de Minas Gerais e abriga a maior área contínua de Mata Atlântica do Estado, somando 36.970 hectares.

Além de um sistema lacustre composto por quarenta lagoas, em sua unidade de conservação podem ser encontradas cerca de dez mil categorias, 134 famílias e 1000 espécies de vegetais típicos do bioma. Animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada e o mono-carvoeiro, também compõem o bioma do local.

Em comemoração ao aniversário da reserva, serão realizadas romarias ecológicas pela região da Vale do Rio Doce, onde o parque está localizado. Partindo dos municípios de Marliéria, Dionísio e Timotéo, o passeio tem como objetivo resgatar a história do local e fortalecer a participação das comunidades na proteção da unidade de conservação.

Infra-estrutura

O Parque oferece uma completa infra-estrutura para atendimento a turistas e pesquisadores. Portaria, estacionamento, área de camping, vestiários, restaurante, anfiteatro, Centro de Visitantes, Centro de Pesquisas, Viveiro, posto de Polícia de Meio Ambiente.

Visitação: Terça a Domingo e feriados de 08:00 às 17:00 horas

Camping

A área de camping foi reaberta ao público em 31 de outubro de 2008.

Horário de Funcionamento: 7 às 18 horas

Telefone de contato: (31) 3822-3006

Como chegar ao Parque:

Saindo de Belo Horizonte pela BR-262, seguir no sentido de Vitória e entrar no entroncamento para São José do Goiabal, entre João Monlevade e Rio Casca. Depois, prosseguir 6,5 km asfaltados pela BR-320. A partir daí, segue-se a sinalização até a entrada do parque. Outra opção é seguir pela BR 381, sentido Belo Horizonte-Governador Valadares, passando por Timóteo. Dali, até o parque, são 20 km de estrada de terra.

Distância de Belo Horizonte ao Parque: 248 km.

Fonte: http://hojeemdia.com.br

Parque Estadual do Rio Doce comemora 72 anos.

Data: 15 / 07 / 2016.

Centro de Treinamento do Parque Estadual do Rio Doce

Chegada da Romaria Ecológica ao Parque Estadual do Rio Doce .