O resultado referente às entidades eleitas on-line, para composição das Unidades Regionais Colegiadas do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), para o mandato referente ao biênio 2016/2018, foi divulgado nesta quarta-feira (28).

Ao final do processo, serão eleitos 258 conselheiros representantes da sociedade civil para o Plenário, a Câmara Normativa e Recursal, as Câmaras Técnicas Especializadas e as Unidades Regionais Colegiadas (URC) do Copam. A relação com os nomes dos habilitados a concorrer às vagas foi divulgada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) no dia 12 e as eleições on-line aconteceram nos dias 26 e 27 d setembro. A divulgação do resultado final do processo eletivo aconteceu no dia 28 de outubro de 2016.

Participaram do processo eletivo as organizações não governamentais legalmente constituídas para a proteção, conservação e melhoria do meio ambiente, cadastradas há pelo menos um ano no Cadastro Estadual de Entidades Ambientalistas (CEEA); entidades civis representativas de categorias de profissionais liberais ligadas à proteção do meio ambiente; entidades reconhecidamente dedicadas ao ensino, pesquisa, ou desenvolvimento tecnológico ou científico na área do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida.

No caso das vagas para as Unidades Regionais Colegiadas (URC), participaram, também, as entidades de âmbito regional cujas atividades tenham inter-relação com o desenvolvimento das políticas públicas de proteção ao meio ambiente. Os representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Codemas) serão eleitos em reuniões a serem coordenadas pelas Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams).

Foram eleitas como representantes das organizações não governamentais legalmente constituídas para a proteção, conservação e melhoria do meio ambiente as seguintes entidades:

Plenário do COPAM : ONG Ponto Terra (Velhas), Instituto Kaluana Upiara (Paraopeba), Associação Pró Pouso Alegre (Alto São Francisco), e ARPEMG – Associação de RPPNs e outras Reservas Privadas de Minas Gerais (Sul de Minas).

CÂMARAS TÉCNICAS -

Câmara de Atividades Agrossilvipastoris – CAP: Movimento Verde Paracatu (Noroeste de Minas);

Câmara de Atividades de Infraestrutura de Energia - CIE: Neoambiente - Associação dos Agentes Ambientais Voluntários do Desenvol. Sustentável e Defesa Social (Triângulo Mineiro);

Câmara de Atividades de Infraestrutura de Transporte, Saneamento e Urbanização - CIF: ONG Ponto Terra (Velhas);

Câmara de Atividades Industriais - CID: Fundação Relictos (Leste Mineiro);

Câmara de Atividades Minerárias - CMI: FONASC - Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográricas (Velhas);

Câmara de Políticas de Energia e Mudanças Climáticas - CEM: Cáritas Diocesana Itabira (Leste Mineiro);

Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas – CPB: Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Triângulo Mineiro).

UNIDADES REGIONAIS COLEGIADAS (URCs)

URC Alto São Francisco:  Espeleogrupo Pains EPA, e -Associação Ama Pangeia – Amigos do Meio Ambiente;

URC Jequitinhonha: Caminhos da Serra Ambiente Educação e Cidadania, e - Sociedade Amigos do Tabuleiro;

URC Leste Mineiro: Cáritas Diocesana Itabira, e  Fundação Relictos;

URC Noroeste de Minas: Movimento Verde Paracatu, e Associação de Proteção Ambiental de Unaí;

URC Norte de Minas: - Instituto Grande Sertão – IGS, e - Instituto Tábuas;

URC Rio Paraopeba: Instituto Kaluna Upiara, e Instituto Ekos;

URC Rio das Velhas: FONASC - Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas, e - Pró Mutuca - Associação para a Proteção Ambiental do Vale do Mutuca;

URC Sul de Minas: APAVAR – Associação de Proteção Ambiental de Varginha e Região, e ONG Defender;

URC Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: ANGÁ – Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro, e Neoambiente – Associação dos Agentes Ambientais Voluntários do Desenvolvimento Sustentável e Defesa Social;

URC Zona da Mata:  Associação Amigos do Iracambi, e - Instituto Ambiental Sol do Campo.

 
Ascom/Sisema

 

Semad divulga resultado da eleição on-line para vagas do Copam

Data: 29 / 09 / 2016.

A Relictos foi eleita para a URC Leste de Minas e Câmara Técnica Atividades Industriais.

Participaram da eleição as ONGs constituídas para a proteção, conservação e melhoria do meio ambiente