A Rede Ambiental Verde Vida abriu o mês de dezembro com a ação “Produtor em Foco: Água e Solo, vamos conversar?”.  Realizada no Centro de Educação Ambiental Oikós, a iniciativa contou com a presença de 103 produtores rurais e gestores municipais do Vale do Aço, que divididos em três grupos participaram de oficinas simultâneas sobre: Água, Convivência com Carnívoros, Cadastro Ambiental Rural, Intervenção em APPs, Queimada Controlada e Produção de Adubo Orgânico. As oficinas foram realizadas, respectivamente, pelo IBIO, Projeto Carnívoros da UFMG, EMATER-MG, PMMG, IEF-MG e Fundação APERAM permitindo a troca de saberes entre produtores rurais e técnicos. A ação que teve como objetivo dialogar sobre o manejo da água e do solo em propriedades rurais contou com a Parceria do SEBRAE e debateu sobre assuntos como produzir adubo reaproveitando os resíduos orgânicos utilizando tecnologias como biodigestor e minhocário, o que fazer para aumentar a disponibilidade hídrica, ocorrência de onças na região e como conviver com elas e intervenções em APPs.

Participaram da realização da ação representantes das Prefeituras de Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Pingo D’Água e Jaguaraçú, Fundação Relictos, Fundação Aperam, CENIBRA, IBIO, Solução Ambiental, Única, 12ª Cia Independente de Trânsito e Meio Ambiente da PMMG. Instituições estas que compõem, junto à muitas outras, à Rede Ambiental Verde Vida com o objetivo de Desenvolver a Educação Ambiental por meio da cultura de cooperação de forma participativa, processual e adaptativa, buscando a corresponsabilidade da sociedade com os hábitos cotidianos e o uso sustentável dos recursos naturais.

Curiosidade: para ter baixo impacto ambiental o evento utilizou copos descartáveis de papel e canecas reutilizáveis doadas pelo Instituto Cenibra e foi realizado no Centro de Educação Ambiental Oikós cujo esgoto e 100% tratado. Não foram produzidos materiais como banner, convites, panfletos e outros de uso pontual.

 

Produtor em Foco: Água e Solo, vamos conversar?

05/12/2017