A Fundação Relictos atua no desenvolvimento e na implementação  de políticas ambientais no estado de Minas Gerais e nos municípios  que  compõem o Vale  do Aço  participando em diversos conselhos e órgãos colegiados conforme abaixo.

Políticas Ambientais

Como representante das entidades ambientalistas do estado de Minas Gerais a Fundação Relictos atua no Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais, participou inicialmente como  suplente atuando ativamente da Câmara de Recursos Hídricos deste Conselho. Atualmente a Fundação Relictos atua como titular na Câmara de Mineração.

COPAM - CONSELHO DE POLITICA AMBIENTAL DE MINAS GERAIS

A Fundação Relictos foi eleita como membro suplente da recém implantada Unidade Regional do Copam Leste atuando ativamente em todas as reuniões.

U R COPAM LESTE DE MINAS GERIAS

A Fundação Relictos participa  como representante das entidades ambientalistas de Minas Gerais no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, colaborando  com a  gestão  democrática e participativa da água nas diversas unidades de planejamento no estado.

CERH - CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HIDRICOS

A discussão e  o processo de  elaboração da legislação ambiental do município  de Ipatinga contou com a ativa participação da Fundação Relictos. Faz parte do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente mesmo   antes de sua   constituição legal, colaborando desta forma para o aprimoramento da políticas publicas ambientais em Ipatinga.    

CODEMA - IPATINGA

A Fundação Relictos participa do Conselho Municipal de Meio Ambiente da cidade  de Coronel Fabriciano, colaborando na elaboração  e implantação das políticas  publicas de meio ambiente.

CODEMA - CORONEL FABRICIANO

Fundação Relictos deu continuidade ao trabalho desenvolvido junto ao Conselho Consultivo do Parque Estadual do Rio Doce-MG participando ativamente de todas as suas reuniões, inicialmente como conselheiro suplente e atualmente como  efetivo.

CONSELHO GESTOR DO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

A área de preservação ambiental Ipanema ocupa toda a área rural do município de Ipatinga seu conselho gestor desde sua constituição conta  com a participação da Fundação Relictos como conselheiro efetivo.

CONSELHO CONSULTIVO DA  APA IPANEMA

A comissão interinstitucional de  educação ambiental do Rio Doce conta  com  a participação da Fundação Relictos  como membro suplente do seu  conselho, discutindo e elaborando políticas que visam a implantação da educação ambiental em todas as cidades da região.

CIEA— RIO DOCE

A Fundação Relictos participou de todo o processo de formação do  comitê do rio Piracicaba, desde a  fase de mobilização ate o processo eleitoral para eleição dos  membros. Participa como um dos representantes da sociedade civil como membro efetivo, colaborando nas  câmaras técnicas  e grupos de trabalho.  

Comitê de Bacia Hidrográfica do Piracicaba

Da mesma forma que no  comitê do rio Piracicaba  a Fundação Relictos participou de todo o processo de formação do  comitê do rio Doce, desde a  fase de mobilização ate do processo eleitoral para eleição dos  membros. Participa como um dos representantes da sociedade civil como membro efetivo, colaborando nas  câmaras técnicas  e grupos de trabalho.  

Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce