PELOS SERES VIVOS, RAROS  ESCASSOS ESPECIAIS.

FUNDAÇÃO RELICTOS

NOTÍCIAS  197

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foram abordados e analisados na reunião a recuperação ambiental da  área que será minerada

 

A Diretoria da Fundação Relictos recebeu em sua sede dia 21 de fevereiro o Diretor de Mineração da BEMISA – Brasil Exploração Mineral  S.A.  Sr. Roberto Emil e seus assessores. Vieram apresentar o empreendimento “Projeto Mina Baratinha”  em instalação no município de  Antonio Dias.

O Projeto pretende explorar Minério de Ferro, reativando uma antiga mina que operou até a década de 80 e recuperar ambientalmente os impactos causados nesta época e por décadas de abandono da área.

Os recursos minerarios certificados são da ordem de 27 milhões de toneladas de minério de ferro com produção anual de 2 milhões de toneladas de Sinter Feed de alta qualidade.

Estima-se que o empreendimento terá um  faturamento anual de 264 milhões de reais a partir de 2015, três vezes maior que  o PIB de Antonio Dias aumentando a arrecadação do município em cerca de 6,16 milhões de reais correspondendo a 65% da arrecadação do CFEM.

A Bemisa - Brasil Exploração Mineral S.A. pertence ao Grupo Opportunity e tem o propósito de explorar, desenvolver e operar oportunidades minerais no Brasil. O Grupo conta com portfólio de dez projetos de diversas commodities minerais distribuídos em seis Estados brasileiros. Dois empreendimentos de minério de ferro encontram-se em fase de implantação, os projetos Planalto Piauí e Baratinha.

Foram abordados e analisados na reunião a recuperação ambiental da  área que será minerada, atualmente,  em estado avançado de degradação ambiental, com grandes voçorocas provocadas pelo abandono da  área sem terem sido tomadas nenhuma providencia para o encerramento da  antiga mineração e a reutilização dos rejeitos da mineração .

A Relictos manifestou sua preocupação com os importantes fragmentos de vegetação nativos existente na área e com a fauna regional presente, entre eles espécies que fazem parte da lista dos ameaçados de extinção, identificados nos estudos ambientais realizados pela  empresa.

Obtivemos o compromisso da empresa de pautar sua atuação de forma ambientalmente correta, de  limitar sua atuação á área já  antropizada, de realizar estudos no sentido de proteger a fauna existente e os fragmentos florestais do entorno e da manutenção do  dialogo com a  comunidade.

 

 

Relictos recebe diretores da BEMISA.

Data: 22 / 02 / 2014.