PELOS SERES VIVOS, RAROS  ESCASSOS ESPECIAIS.

FUNDAÇÃO RELICTOS

NOTÍCIAS  216

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reunião COPAM LM , Governador Valadares - MG.

A Resolução da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD) nº 2.088, publicada no Diário Oficial do Estado nessa quarta-feira (04/06), criou o grupo de trabalho para avaliação e proposição de novas estratégias e procedimentos para a análise dos processos de regularização ambiental no Estado de Minas Gerais. 

O grupo de trabalho foi criado considerando vários aspectos, dentre eles a necessidade de uma avaliação da efetividade dos procedimentos para análise dos processos de regularização ambiental, a fim de propor novas estratégias de abordagem e ferramentas de desenvolvimento e melhoria, além de uma avaliação das ferramentas à disposição do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA) e as melhorias e ampliações necessárias. 

A criação do grupo de trabalho e as ações a serem desenvolvidas por ele visa, principalmente, adequar o licenciamento ambiental às demandas atuais da sociedade, priorizando aspectos como a efetividade, a desburocratização, a logística e a revisão normativa. “À luz desses aspectos é importante a criação desse grupo de trabalho, para que seja feita uma nova leitura do licenciamento ambiental no Estado”, disse o chefe de gabinete da SEMAD, Germano Luis Gomes Veira. Ele frisou, também, que as discussões serão feitas por representantes dos órgãos e entidades do SISEMA, mas o grupo estará aberto às propostas de todos os atores envolvidos com a gestão ambiental em Minas Gerais.

O grupo de trabalho será composto por representantes, um titular e um suplente, das Assessorias Jurídica, de Gestão Estratégica e Inovação, da Subsecretaria de Gestão e Regularização Ambiental Integrada, da Subsecretaria de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada (SUCFIS), da Superintendência de Tecnologia da Informação da Subsecretaria de Inovação e Logística (SIL), ligados à SEMAD e um representantes de cada órgão ligado ao SISEMA, quais sejam da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).  

A coordenação geral dos trabalhos caberá ao chefe de gabinete da SEMAD, sendo que o grupo terá 90 dias para apresentação dos resultados.  

 

Fonte: ASCOM SISEMA

 

 SEMAD cria grupo de trabalho para avaliação do Licenciamento Ambiental.

Data: 12 / 06 / 2014.